sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Notícia - BR Malls adquire 70% de controladora; setor cresce 8% no primeiro semestre

DCI
10.08.2011
A BR Malls comprou 70% do capital da Alvear, controladora de shoppingcenters que detém participações em estabelecimentos da Região Sul do País. Com a aquisição, a companhia expande os negócios para os centros de compra Catuaí Shopping Londrina e Catuaí Shopping Maringá, além de ingressar nos projetos de construção do Shopping Londrina Norte e do Catuaí Shopping Cascavel, todos localizados no Estado do Paraná.
Os dois shopping centers já existentes custaram R$ 510,5 milhões à BR Malls, que também investiu R$ 262,3 milhões nas outras duas empreitadas. Outro desembolso da companhia se deve à aquisição de um banco de terrenos com potencial para a construção de 722 mil metros quadrados, o que custou mais R$ 18,9 milhões à administradora.
Do total empenhado na negociação, R$ 334,3 milhões serão pagos à vista, e R$ 329 milhões, em três parcelas anuais. "Os 128,4 milhões de reais remanescentes serão distribuídos conforme o cronograma físico-financeiro das obras", explicou a companhia, em nota divulgada ontem.
Com a inclusão dos quatro shoppings no seu portfolio, a BR Malls passa a contar com 43 empreendimentos no Brasil, acrescentando R$ 95 milhões ao próprio resultado operacional líquido (NOI, na sigla em inglês). A Área Bruta Locável (ABL) da companhia cresce 9,4%, chegando a 737,8mil m2.
Recorde
A expansão da BR Malls remete a uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O estudo mostra que a atividade comercial nos centros de compras cresceu 8% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010, quando o mercado já comemorava excelentes resultados. "Não é uma grande surpresa, se levarmos em conta o constante avanço apresentado pela indústria de centros de compras nos últimos meses", afirmou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. Para o segundo semestre, a expectativa de alta das vendas é ainda maior, considerando-se a incidência de datas importantes para o varejo, como Natal, Dia dos Pais e Dia da Criança. "O crescimento da atividade comercial leva as empresas do setor a fazer constantes investimentos em novos pontos de venda, o que desencadeia geração de empregos, vendas ainda maiores, e um varejo ativo", comentou Sahyoun.

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